{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

4 de agosto de 2014

DICAS DA MARIA ESTER: Pão de cerveja - delicioso e super fácil de fazer!



Olá meninas quanto tempo não é mesmo?!
Prometo que não vou dar as desculpas de sempre, falta de tempo etc, rsrs.
Mas para ser bem sincera, além de um pouco ocupada com algumas atividades,
 na verdade ultimamente andei meio desestimulada/desanimada em dividir minhas dicas.
Sei que não posso generalizar, correndo o risco de ser injusta, mas  ando vendo 
a mulherada numa onda meio "uso porque está na moda e pronto",  sabem como?
 Será impressão minha? Será culpa do Instagram? rsrsr
Usando qualquer coisa só por "estar na moda", sem se preocupar com 
proporção, adequação que fiquei numa vibe meio assim: 
-Tanto trabalho para elaborar post com dicas. Será que vale a pena? rsrsr 
Sei que podem argumentar que cada pessoa usa o que quer, claro, mas deu mesmo um pouquinho de sensação de falar para quem não quer ouvir rsrs.
Sei que tenho leitoras fieis que sempre pedem dicas etc e sem sombra de dúvidas foram o estímulo e o impulso para que eu retome os posts. Além de todo o apoio da minha amiga Gi.
 Porque dá trabalho viu? Pesquisa de fotos, elaboração do texto, edição...
(pronto, fim do chororô rsrrs)
Prometo voltar mesmo que com menos frequência, já que meu tempo está mais curto.

Mas enfim, estava eu elaborando um post com dicas de uma nova tendência em acessórios que estou amando, e já usando, quando vi a receita no sábado à noite desse Pão de Cerveja
Percebi que tinha todos os ingredientes em casa, e como meu marido ama pão resolvi fazer para o café da manhã de domingo. Deu tão certo que quis compartilhar aqui.

A receita é muito fácil, mas tem algumas
dicas que dever ser seguidas a risca ok?


PÃO DE CERVEJA


INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (atenção dica abaixo!!)
3 colheres (chá) de fermento em pó (o comum mesmo de fazer bolo)
1 colher (chá) de sal
1/4 de xícara (chá) de açúcar
350 ml de cerveja (clara, escura, de trigo - qualquer uma)
1/2 xícara (chá) de manteiga derretida (nada de usar margarina argh rsrs)
manteiga para untar a forma

Dicas:
- A receita pede 3 xícaras de farinha peneirada. Isso quer dizer que a farinha deve estar peneirada antes de medir as 3 xícaras. Isso faz toda a diferença. Então numa vasilha separada, peneire umas 4 xícaras de farinha. Pode ser que precise de mais para conseguir depois as 3 xícaras peneiradas da receita. Dessa farinha peneirada é que você vai medir as 3 xícaras de chá para a receita.

- Eu fiz com metade farinha branca metade integral. Tudo peneirado antes de medir as 3 xícaras. Como a farinha integral deixa o pão mais pesado adicionei duas colheres de sopa de manteiga derretida na massa (essa manteiga não está listada nos ingredientes).

- O tipo da cerveja, clara, escura, de trigo, ou aquelas importadas saborizadas, só vão interferir no sabor do pão. As escuras deixam o pão mais adocicado, então se não gostar de pão mais doce diminua o açúcar especificado na lista ingredientes.

- Untar a forma com bastante manteiga deixa o pão com uma casquinha mais crocante em volta também.

- A manteiga derretida que é colocada por cima ajuda a fazer uma casquinha firme e crocante em cima. Se gostar de pão com o exterior mais macio coloque a medida de manteiga na massa e deixe só um pouco para pincelar o pão por cima antes de ir ao forno. Mas garanto que a casquinha é uma delícia!

- Coloque uma outra forma ou tabuleiro que seja maior embaixo da forma do pão. A manteiga que é colocada por cima pode vazar, a minha vazou um pouco, e assim seu forno não ficará sujo. Fiz isso e não interferiu no resultado da receita.


MODO DE PREPARO

1- Preaqueça o forno a 190°C
2- Misture a farinha peneirada, o fermento em pó, o sal e o açúcar numa vasilha grande e funda. A cerveja espuma e sobe quando adicionada.
3- Adicione lentamente a cerveja. Misture tudo delicadamente com uma colher.
Essa massa não pode ser muito “mexida” muito menos sovada. Depois de misturada ela fica meio mole e pegajosa. É assim mesmo.
4- Despeje na forma de pão (22 por 12 cm + ou -) untada com manteiga e acerte para ficar bem espalhada. Despeje por cima a manteiga derretida.
5- Tempo de forno 50 minutos a 1 hora a 190°C. O pão estará pronto quando a casquinha ficar durinha ao toque. Retire do forno e espere 10 minutos para servir. Para guardar coloque em recipiente bem vedado para ele não ressecar.
  
Você pode também adicionar o que quiser na massa. Ervas como alecrim, tomilho ou orégano, queijo parmesão, enfim, use a criatividade de acordo com seu gosto. Mas garanto que fica uma delícia só como descrito acima.

Outra dica!
Vocês já devem ter percebido que as xícaras e as colheres
não tem mais um padrão e andam variando muito de tamanho.

Procure usar medidores padrão
Encontramos fácil para comprar até em grandes supermercados
 e assim garantimos o sucesso de nossas receitas.


Se fizerem contem o que acharam. 
E se já conhecem a receita dividam suas dicas e segredinhos.

Beijos carinhosos

Maria Ester Reis








18 comentários:

  1. Nossa, parece muito bom e fácil de fazer também. Ainda mais com fermento comum, que sempre tem em casa. Vou tentar, com certeza!
    Sempre amei suas dicas, estou curiosa pra ver esse novo post, qual acessório será??
    Beijos
    Luci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci foi justamente o que pensei quando vi a receita. Que tinha todos os ingredientes em casa! Nada de fermento biológico, esperar o pão crescer rsrs
      Amanhã publico o post sobre os acessórios. Bjão e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  2. Amiga...fala que eu te escuto sempre!!!!rs
    Amei a receita! Pão sem sovar é o futuro do mundo!rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida saudades!
      É uma maravilha! E super rápido.
      Beijão

      Excluir
  3. Iza ( Iza Fernandes)segunda-feira, agosto 04, 2014

    Que coisa boa vc postando de novo aqui!! Senti falta, muita falta e pelo que vc falou mesmo, nos blogs comerciais só tem dicas do que está na moda, então senti mta falta das suas dicas preciosas sobre tudo, inclusive essa dos medidores eu Nâo sabia, hahahaha. Vou procurar pra comprar. E todas as vezes que me arrisquei a fazer pão nunca ficou aquele fofinho, sabe? Como este é com fermento normal, acho que vou tentar. Se eu fizer conto depois o que aconteceu, rsrs. Muito bom mesmo vc e a Gi por aqui!! Fiquem com Deus e não esqueçam de nós, eu pelo menos tenho muito que aprender com vcs!! Bjo grande para as duas queridas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e atenção de sempre Iza.
      Olha os medidores fazem diferença sim. E no caso de farinha, açúcar etc é só encher bem e depois passa uma faca por cima para alinhar o conteúdo com a borda.
      Faz esse da maneira que ensinei que garanto que fica fofinho. Depois conta.
      Beijo bem grande

      Excluir
  4. Hummm, anotando para experimentar.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, me animei a fazer o pão, mas ando tão cabeça de vento que esqueci do principal: a cerveja!kkkkk
    Só tinha proseco, vinho, rum e vodca. Achei melhor não arriscar...e aproveitei que já tinha tirado as coisas da geladeira e fiz massa de pizza de liquidificador! rsrs
    Estou aguardando ansiosamente pelo seu post com dicas de acessórios! Eu entendo sua frustração, mas pelo menos da minha parte, juro que minha alma bege tem muitas dificuldades de entender proporção, dimensão e combinações. Aí acabo ficando com medo de parecer uma réplica da Carmem Miranda e continuo no basiquinho...
    Mas admiro horrooooores seu olhar de bom gosto!!
    bjs com muitas saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk a cerveja faz diferença porque sua fermentação ajuda o pão crescer!
      Obrigada querida pelo apoio. Acho que só conseguirei fazer o post para mais adiante. Meu ciático está me incomodando e não posso ficar muito tempo sentada. Aff!
      Beijo bem grande.

      Excluir
  6. ihhhh essa vais er difícil não tentar fazer,rrss

    ResponderExcluir
  7. Amiga vc voltou!!! kkkk Realmente hoje com o Instagram, tudo ficou mais rápido e até banalizado, informação mais rápida! Até eu fiquei preguiçosa do blog, pois posts mais elaborados exigem muita dedicação...mas não vamos desistir!!! Tem tanta gente boa por aqui...obrigada por tudo amiga!!!
    E estou louca para provar esse pão!!!
    bjs em todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia. Fiz com cerveja preta e alecrim e ficou ainda melhor!
      Vamos em frente né rrs
      Bjss

      Excluir
  8. Obrigada pela receita, Maria Ester...vou testar, com certeza...aliás, além dos medidores, um outro item indispensável para quem quer se arriscar na cozinha é uma balança...ajuda demais, especialmente com doces e bolos!! Bjs, Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade principalmente para receitas doces a balança é essencial mesmo.
      Beijão

      Excluir
  9. Não faça isso, pois acredito que suas dicas ajudam muitas mulheres.

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...