{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

30 de julho de 2012

DICAS DA MARIA ESTER: LYDIA COURTEILLE - JOIAS QUE SÃO OBJETOS DE ARTE

Sou louca por joias. Principalmente pelo que representam como trabalho artesanal minucioso e especial.
Tive a sorte de poder conhecer esse trabalho/arte mais de perto, através de um profissional que gosta de dividir um pouco do seu conhecimento. Acompanhar a criação de uma peça desde o desenho até a escolha de todos os detalhes é uma experiência única para quem aprecia a arte da ourivesaria.

Meu gosto por joias é meio amplo, pois adoro peças com design antigo, assim como as mais modernas com desenhos bem diferentes. Mas gosto mesmo é do inusitado e de peças que tenham uma história por trás.

Lydia Courteille é uma reconhecida designer de joias francesa que me encantou logo que vi suas peças pela primeira vez, justamente pelo inusitado do seu trabalho.
Em sua pequena loja na Rue Saint-Honoré expõe suas criações, todas feitas à mão. Gemologista, usa seu conhecimento para buscar raras e pouco usuais pedras preciosas. Gosta de misturar pedras bem caras com materiais de menos valor.

Começou seu trabalho buscando antigos broches de família muitas vezes deixados de lado, alguns do século 18, e transformando-os em belíssimos e extravagantes anéis.
Nesse vídeo, infelizmente em inglês, ela conta um pouco sua história, a filosofia do seu trabalho e mostra algumas peças lindas.
Traduzo livremente abaixo o que achei de mais interessante no vídeo.

- Trabalhou 30 anos no ramo de antiguidades e sabia que quase toda família tem guardados broches antigos que ninguém usa. Decidiu então dá-los uma segunda vida transformando-os em anéis.
- Não modifica muita coisa neles. Apenas trabalha nas laterais.
- Por volta de 2002 decidiu desenvolver uma grande coleção baseada em seus próprios desenhos. É autodidata.
- Tenta criar peças diferentes e autorais, mas diz que atualmente é muito difícil porque tudo é copiado.
- Gosta quando uma mulher de estilo bem clássico adquire uma de suas peças mais excêntricas. Para a designer, esta funcionará como uma espécie de código que indica que por dentro essa mulher não é tão clássica assim. (amei! bem meu estilo rsrs)
- “Eu desenho para pessoas que têm personalidade, cultura, que gostam de emoção e que não se incomodam com a opinião dos outros”.




Anéis e brincos criados a partir dos broches


As caveiras tão na moda


Sua mais recente coleção, Amazonia, 
inspirada na fauna e flora tropicais e elaborada com turquesas verdes do Turcomenistão, esmeraldas, granadas verdes e diamantes.




Algumas de minhas peças preferidas

Já trabalhou em conjunto com vários estilistas e marcas famosas como Prada, Carven, Alexander McQueen e Givenchy. E Karl Lagerfeld referiu-se a ela assim: "Ela tem a genialidade da arte da joalheria. Eu amo o gosto dela 100%".

Entre seus clientes estão, Brooke Shields, Carine Roitfeld, Catherine Deneuve, Diane von Furstenberg, Juliette Binoche, Karl Lagerfeld, Kate Moss, Mariah Carey, Nicole Kidman e Stella McCartney.

 Não é um trabalho magnífico? Mesmo quem não gosta muito desse estilo rebuscado
 e bem barroco é capaz de se encantar com um trabalho artesanal tão maravilhosamente executado e com detalhes tão sutis!
 Quem aprecia esse tipo de trabalho vale à pena dar uma olhada no site.

Sou apaixonada pelo trabalho dela!

Beijos carinhosos

Maria Ester Reis





 obs: esse não é publipost.

22 comentários:

  1. Ma!! Esse post realmente me surpreendeu, pois não a conhecia e adorei ver o vídeo, conhecer a história e cada jóia maravilhosa...cheia de bichos que a gente tanto amo, e esse último sapo? É um príncipe encantado com toda certeza rsrsrs
    Boa Semana e obrigada pelo post tão bem elaborado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Gi!
      É muita beleza e criatividade não?
      Ela tem uma coleção de anéis de bicho com vários modelos de sapos. Lembrei muito de vc. rsrrs
      Beijo bem grande.

      Excluir
  2. Que presente lindo para a segunda-feira, Maria Ester!! Quanta beleza!!! Morri... com os anéis e brincos de camafeu e os azuis, lindos, lindos!!! Ah, se eu pudesse...domingo vi uns crucifixos lindos na feira de antiguidades do Bixiga, prata com marcassita, granada negra e berilo nas cores verde esmeralda e vermelho, uma riqueza!!Pra quem gosta, vale a visita. Uma bela semana pra você e a Gi!!! Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Iza. Pelojeito vc gosta de joias como eu. rsrs
      Fiquei com vontade de ir na feira. rsrsr E é pertinho da minha casa. Dá para ir à pé, mas acredita que mesmo morando aqui faz tempo só fui na feira uma vez?
      Preciso ir novamente. rsrrs
      Beijo bem grande.

      Excluir
    2. Gosto de tudo que é belo, tenho uma amiga que viaja muito e ela adora me mostrar suas fotos de viagem, ela diz que não vejo as fotos, "aprecio" e aprecio mesmo, rsrsr. Agora em julho fez 3 anos que estou em SP capital, morei muitos anos no interior (SP) e antes de vir pra cá, morava no Rio e era frequentadora das feiras cariocas, rsrs... tenho um óculos lindo da feirinha da Gávea, vc conhece?? Lavradio, a da General Osório em Ipanema...amo, deve ser a alma mineira,rsrs...bjos

      Excluir
  3. Uau... de encher os olhos! Maria Ester, apreciar o belo é uma experiência maravilhosa, sempre! Vc deu mais uma prova de que é possível aliar moda à informação, à arte, à cultura! Quem já tem gosto por moda, sabe bem disso; mas muita gente ainda olha moda com certo preconceito, como coisa de mulher fútil e desocupada! Seus posts são sempre muuuuito bem feitos! A gente percebe que vc se debruçou sobre o assunto, que pesquisou, que dedicou tempo ao post! Sou sua fã... Amei, como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA pelas palavras tão carinhosas!
      Sempre gostei muito de fazer essa mistura, talvez devido à minha formação; fiz História.
      Beijo bem grande.

      Excluir
  4. E eu que amo sapo, cobra e caveiras to babando....queria um 'encantado' daquele no dedo rsrsrs amei o post, e pensar que há exatos 23 anos eu fiz um anel de camafeu pra minha formatura de um broxe velho rsrsrs a moda vai e vem soh o que eh bom permanece, grande Mª Ester, brilhante post e eu aprendi mais um pouco.bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria. rsrrs
      A moda é cíclica com toda a certeza, mas certas peças são clássicas e atemprais, principalmente quando incluem desing e informação.
      Que bom que gostou. Beijão.

      Excluir
  5. Que riqueza Mary!! Confesso q nao e meu estilo mas temos q aplaudir trabalho minucioso e cheio de detalhes!sao pessoas únicas nao?! Vc já fez curso de joalheria? Parece q vejo vc numa mesa cheia de pedras enormes criando...já pensou amiga?!!
    Bjs dear!
    Nancy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida vc pescou o espírito da coisa. Mesmo quem não usaria uma peça dessas pode apreciar o trabalho como um objeto artístico.
      Nunca fiz curso de joalheria mas até que seria bacana. Crio bijus. rsrs Mas tenho a sorte de ter um ourives que executa minhas idéias quando preciso. É com ele que aprendo um pouco. Atualmente ele também faz alguns trabalhos para uma das joalheiras mais famosas do momento, da qual sou fã. Mas já o conhecia bem antes disso.
      Beijo grande.

      Excluir
  6. Mayra Pilã Monteiro.segunda-feira, julho 30, 2012

    Simplesmente UAU!!!! Imrpessionadissima! Adorei cada detalhe, cada peça. Obrigada por compartilhar essa riqueza conosco Maria Ester. E eu que adoro sapos, fiquei maravilhada e boquiaberta. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso não?
      No site tem cada sapinho lindo!rsrrs
      Beijão.

      Excluir
  7. Nossa fico maravilhada com tudo que eu vejo por aqui... Maria Ester! Vc é fantastica! Parabéns! Gi linda como sempre... Bjks a todossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andrea. è bom saber que vcs gostam desse tipo de post!
      Tenho algumas coisas bonitas para mostrar que descubro nos meus "passeios" pela net.
      Beijão.

      Excluir
  8. O blog é maravilhoso!!! Maria Ester amo tudo que vc escreve!!! Estas peças são lindissimas!!! Que bom gosto... Gi Linda como sempre! Parabén a vcs duas!!! Bjks

    ResponderExcluir
  9. Que bom que gostou. Seja bem-vinda e volte sempre.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Sou liuca por joias e acessorios finos!
    Sem duvida o trabalho dela é encantador!!
    Voce sempre nos surpreende com posts deliciosos Maria Esther! Adoooro!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encantador e diferente não?
      Fico feliz que tenha gostado. Tenho mais uns ases desse tipo na manga. rrs
      Logo mostrarei por aqui.
      Beijão.

      Excluir
  11. ótimo bom gosto Maria Ester
    adorei as peças


    mil beijinhos
    kammy
    www.ComerBlogarAmar.com.br

    ResponderExcluir
  12. De muito bom gosto essa matéria!Parabens pelo blog

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...