{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

27 de julho de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: PINCÉIS DE MAQUIAGEM

Para facilitar o trabalho na hora de aplicar a maquiagem nada como usar o pincel correto! Além de conseguirmos um acabamento mais bonito ganhamos segurança e rapidez na aplicação, basta treinar um pouco.

Mas são tantas as opções que muitas vezes acabamos comprando o pincel errado; o que já aconteceu muito comigo.

Para tentar facilitar a escolha vou explicar a diferença entre os pincéis mais comuns, seus tipos e usos, e mostrar o que eu considero um Kit básico.
Tirei fotos dos meus próprios pincéis. Tenho alguns de cabo mais curto, pois dois dos meus kits, MAC e Sigma Beauty, são de viagem. A diferença é apenas no tamanho do cabo; o pincel em si tem o mesmo tamanho dos de cabo “normal”.

Alguns dos meus pincéis Sigma e Klass Vough têm a numeração antiga, mas atualizei nas legendas.

Pincel para base:

Aplicam base líquida ou cremosa. Tem cerdas sintéticas que não absorvem os produtos ”molhados” evitando o desperdício de base e deslizam melhor. Os tradicionais têm formato chato e ovalado. Os mais modernos são os do tipo duo-fiber, com 2 tipos de fibras e os HD. Apesar de já ter experimentado vários sempre preferi passar base com os dedos, pois fico com a impressão de que qualquer tipo de pincel deixa o acabamento um pouco marcado. Atualmente uso a minha amada esponja Beauty Blender.




Pincel para corretivo:

Em geral são pequenos, firmes, finos e de cerdas sintéticas. Podem ser usados para aplicar corretivo nos olhos ou no rosto. Facilitam muito a aplicação nos cantos dos olhos. Alguns são mais arredondados e fofos e ideais para espalhar corretivo numa área maior sem deixar marcas.


Pincel para pó:

Com cerdas naturais bem macias e formato arredondado são sempre os maiores e mais “gordos”. Servem para aplicar pó facial, translúcido ou pó bronzeador no rosto todo.

Existem também os pincéis do tipo kabuki, que podem variar o formato, mas sempre têm cerdas bem densas e curtas. São ideais para aplicar produtos minerais. Uso o kabuki principalmente para esfumar e suavizar o que aplico nas bochechas, tirar as divisões e tornar a maquiagem mais uniforme; dar polimento.








Pincel para blush:

De cerdas naturais, são densos e macios, arredondados ou chanfrados. Sempre um pouco menores que o de pó, serve também para aplicar pó bronzeador em áreas mais específicas e iluminadores em pó.


Pincel para sombra:

Como os usos são diferentes, são os que precisamos ter uma variedade maior.

Aplicar- de cerdas naturais, achatados e arredondados. Podem ter tamanhos diferentes; a escolha vai da preferência. Aplicam sombra na pálpebra, conseguem pegar bastante produto e a aplicação fica bem mais rápida!

Esfumar- cerdas naturais e formato ovalado ou até mesmo chanfrados. Servem para esfumar e misturar as sombras. Podem variar de tamanho, ser mais ou menos pontudo (os mais pontudos são ótimos para esfumar o côncavo), mas sempre muito macios e fofos.

Pencil brush- chamados assim porque têm o formato que lembra um lápis, tem cerdas naturais curtas e macias. Por ser fino e preciso é ótimo para aplicar e esfumar o côncavo, o canto externo e junto aos cílios superiores ou inferiores.




Pincel para delinear:

De cerdas naturais ou sintéticas, curtas e mais rígidas. Podem ser chanfrados, retos, ovalados ou bem pontudos e finos. Ideais para aplicar qualquer tipo de delineador e sombra rente aos cílios. Os chanfrados são ótimos para corrigir as falhas das sobrancelhas com sombra. Nas fotos ficou faltando um modelo que não tenho porque não gosto muito: o de ponta bem fina como de um delineador.


Pincel para os lábios:

Em geral são sintéticos. Os bem estreitos e finos delineiam o contorno dos lábios. Os mais largos servem para preencher os lábios com o batom.

Pincel Fan:

Parecido com um leque, no fundo é mais uma frescurinha. Mas é tão bonitinho! rsrs Tira do rosto restos de sombra indesejáveis e aplica iluminador.




Kit básico:

Esse é o mínimo de pincéis que acho necessário. O ideal é que tenha pelo menos mais um de esfumar e um de aplicar sombra. Numa maquiagem, muitas vezes usamos sombras escuras e claras e fica difícil limpar os pincéis durante o processo. Costumo separar alguns para sombras claras e outros para as escuras.




Aplicar maquiagem com as esponjas e pincéis do tipo esponjinha que vêm nas embalagens dos produtos, ou usar os dedos não é problema. Basta lavar bem as mãos antes de começar e lembrar que esse material deve ser trocado depois de algum tempo para evitar contaminações. As grandes lojas de cosméticos vendem todo tipo de esponjas e esponjinhas.
Algumas marcas têm toda sua linha com pincéis sintéticos. São mais baratos e ecológicos. Elas investem em qualidade, mas para alguns usos acho que eles ficam a desejar; principalmente no que se refere à aplicação das sombras.

Comprei meus pincéis da MAC no free shop, os da Sigma pelo site SigmaBeauty,o da NYX no site Cherry Culture.

Os Klass Vough na Loja Audrey, na Liberdade. Aliás, das marcas que encontramos mais facilmente essa é sem dúvida a minha preferida. Tem uma linha enorme e de qualidade.

Esse é apenas um guia geral onde coloquei minha opinião e preferências. Encontramos para vender ainda mais modelos e tipos de pincéis (inclusive estou de olho em alguns, rsrsr).

Mostrei os que realmente uso, escolhidos depois de algumas compras erradas e de muita experimentação.

No final das contas, o melhor pincel acaba sendo de certa forma uma escolha pessoal, mas espero ter ajudado. Qualquer dúvida pergunte nos comentários.


Beijos carinhosos,

Maria Ester Reis.

24 comentários:

  1. Bom eu como fui super "pidona" para esse post não posso deixar de agradecer imensamente!!!

    Maria Ester Parabéns pelo capricho, pela qualidade e pelo cuidado!! Amei tudinho! Todas as dicas!! Comprei a alguns dias o kit da Sigma, ainda não recebi! Estou ansiosa!!

    Gi, Parabéns pelas suas colaboradoras e por todo seu cuidado! Agora eu sei o trabalho que dá!!rs Mas também sei o prazer de receber um comentário carinhoso! Obrigada sempre!!

    Beijos Pri

    ResponderExcluir
  2. Vanusa Fabiano Mendesquarta-feira, julho 27, 2011

    Nossa é um verdadeiro arsenal...
    Perfeitas explicações, comigo sempre ocorre de usar o mesmo pincel pra dois tons de sombra (por preguiça) e óbvio que mistura e compromete.
    O único que não sei usar e não gosto é o de baton. São tantos anos passando direto na boca que tenho preguiça até de tentar...rs
    Grata pelas dicas
    Não sei se vc já deu essa "aula" sobre bazer, casacos enfim...tenho muitas dúvidas, amo os que a Gi usa, e na verdade não sei nem comprar...Cores, cumprimentos, padronagens, o que combina com o que...Enfim...Se um dia não tiver pauta fica a sugestão.

    Bom dia pra todas

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas de pincel, estava mesmo precisando de uma aula dessas!!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa dica de pinceis, pois outro dia penei pra comprar alguns pinceis, acabei indo na onda da vendedora da Sephora e paguei os olhos da cara, espero que compense o investimento....

    ResponderExcluir
  5. Ola, menina que tudo essas dicas, realmente usar o pincel certo faz toda diferença.
    Depois que começei a usar pincel pra passar a base o acabamento final é outro.
    Abraços! Aline Cristina.

    ResponderExcluir
  6. Oii meninas..

    Maria Ester.. vc como sempre abalando o bangu..rs... adori o post.
    eu ainda nao virei a maniaca da maquiagem.. ainda bem né.. porque sem trabalhar, seria passar vontade...rs
    na verdade eu quase nao usava maquiagem.. mas a idade vai chegando e com isso a necessidade aumenta...rs.. hoje em dia, pra sair eu nao dispenso corretivo, rimel, blush, e batom...
    Eu tenho um unico pincel..kkk, que é de esfumar.. mas estou pra ir na liberdade fazer uma comprinha dos mais urgentes.

    nao tenho o habito de usar po.. ate porque, a bem pouco tempo atraz eu nem sabia pra que ele servia..kkk
    base tbem nao.. me da a impressao que estou uma boneca de cera...rs
    entao acho que o de corretivo, de blush, e mais alguns pra sombra serao o suficiente...
    Ahh eu to usando blush cremoso, e por isso nao uso o pincel.. espalho com a mao.. mas uei um de po, e achei melhor..rs
    beijocas.. lindo dia a voces

    ResponderExcluir
  7. Querida Maria Ester.. Que show de Post!!
    Maravilhoso, detalhes mega especiais, carinho que se ve em cada linha...
    Obrigada Minha linda.... Vc sempre tão carinhosa e prestativa em atender nossas dúvidas...
    Maria Ester, preciso renovar meus pinceis e não sei qual comprar, vi suas dicas... vou olha nos sites que indicou.
    Gi vc tb sempre nos ajudando , dando dicas e postando todo seu carinho por nós leitoras..
    Amo esse cantinho!
    SUper beijos pra vcs duas!!!!
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  8. UAU!!!!!! Amei o post. Maria Esther, agora só falta vc marcar um WORKSHOP de maquiagem para a mulehrada!!! Pense nisso, eu iria amar! beijocas, Dany

    ResponderExcluir
  9. Dany.. ja pedimos isso varias vezes.. mas ela nos enrola..rs

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas!! Amei o post!!
    Esses pincéis são um investimento... alguns mais caros, outros nem tanto, mas o efeito realmente é outro!!
    Grande beijo pra vcs!!

    ResponderExcluir
  11. PRISCILA obrigada querida, que bom que gostou. Tenho certeza que voce vai adorar seus pincéis da Sigma. Beijão

    VANUSA vale investir em mais alguns de sombra. E o bom é que em geral são os mais baratos.rsrs Facilita bastante o trabalho e o resultado. Obrigada pela sugestão, está registrada. Bjss.

    MARIANA que bom que gostou , bjss.

    ANDREIA acho que em algum momento todas acabamos caindo em conversa de vendedora. Espero que os que comprou sejam do seu gosto. Só com o tempo é que acabamos tendo um pouco mais de certeza na compra.Você não imagina o que eu tenho de pincel encostado; sem falar nos que dei! Beijão

    NEGRA pois é né! Torna tudo mais rápido e o acabamento fica muito mais profissional! Beijoss

    CYN obrigada querida. Realmente acho que para aplicar sombra fazem muita diferença. Para blush cremoso, é mais para espalhar né? pois aplicamos com os dedos, um de blush mais arredondado ou um kabuki resolveria bem. Beijão

    RE CAVALLI que bom que gostou. Se tiver alguma dúvida mais específica me pergunta depois quando for comprar viu? Beijo grande.

    DANY queridona estou pensando sim. Não estou enrolando como a Cyn disse não. rsrsr É que esse período de julho com as férias muitas viajam. Que bom que gostou. Beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida amiga Maria Ester,

    como vibro quando vejo seus posts!! Fiquei tão feliz quando vi que vc usa Klass Vough, uma vez fui naquela feira Beauty fair e surtei e comprei um kit inteiro (vai que vc fala que é una mier... ahahah). Conclusão, pincel não falta o problema é a pecinha chamada Regina hahahah.

    Adoro comprar maquiagens, mas tenho uma preguiça de usar milhões de produtos ai fico sempre no clássico (corretivo, pó, delineador, blush e lápis), tá bom vai!? rs

    Na verdade acho que não tenho tanto interesse pq me faltam alguns truques ai sempre desisto na metade da produção, me ajuda a combater essa inércia com sua super aula?? hahah

    Gi, beijinho pra vc minha amiga querida!! Blog bombou depois da sua help com o sorteio, vc é mto POP!!haha

    Bkas gatchinhas da minha vida!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria Ester! Falar o q do seu post??!Nota 10!! Parece aqueles roteiros ilustrados de estudo...muito bom! Parabéns! tenho já alguns pincéis mas longe de ser o seu kit básico!! O meu é hiper básico!!rsrsrsr.
    Estou aguardando o workshop tb!! não se esqueça de mim!!
    Bjs e bjs pra Gi tb!
    Ma

    ResponderExcluir
  14. Ufa!!! Cheguei, hj fiquei de castigo em reunião, trancada numa salinha o dia todo rsrsrsrs

    E meninas esse post a Ma fez com um carinho enorme, deu um trabalho que vcs nem podem imaginar e realmente ele é um manual completo, agora sei usar os "bichinhos lá de casa" e na maior campanha para a Maria Ester começar a dar cursos de makes rsrsrs

    bjs carinhosos em todas!
    Gi

    ResponderExcluir
  15. ELIANE são um investimento mesmo. Mas cuidando direitinho duram uma vida.Beijão

    RÊ queridíssima que bom que gostou. Prometo que vou te tirar da inércia.rsrsr Beijo bem grande.

    MARCELA o vício vai chegando aos poucos. Mas tem tempo que não compro nenhum. Estou satisfeita com os meus. Se bem que ando de olho num modelo da Sigma. rsrsr Pode deixar que não esqueço de voce! Beijão.

    GI obrigada amiga. Bj!!!

    ResponderExcluir
  16. gente, vou morrer de vergonha, mas vou confessar... Só tenho um pincel. Não sei usar, agora já sei, né? vou correndo comprar os meus. Vc arrasa, sempre vou dizer isso.
    Maria Ester, comprei o Clarité (só vende agora canetinha), estou usando a menos de uma semana, mas fiquei com uma dúvida retada. Eu sempre coloco protetor solar, mas a dúvida é se devo colocar o protetor solar antes ou depois de colocar o produto? por não saber, não estou usando o protetor.
    Estou esperando ansiosa a carinha de panda melhorar, rs.
    Como sempre vc dando dicas maravilhosas

    beijão lindona
    obrigada

    ResponderExcluir
  17. Esse é o melhor guia sobre pincéis que eu já li na net. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus!
    Maria Ester, você é a verdadeira loooouca dos pelinhos!!!
    Quanto pincel, fiquei roxa de inveja! Aliás, justamente quando eu estava me recuperando da inveja do ovinho rosa você corrompe minha moral novamente! Assim não dá, Maria Ester! Ai, ai, ai!
    Agora sério, eu adoro pincéis, e fiz um curso de auto-maquiagem e nele aprendi a valorizar esses ajudantes preciosíssimos!
    Sabe uma marca bem baratinha e legal? A Contém 1g. Preço bom e produto de qualidade. Achei válido e justo.
    Os de sombra são os meus favoritos (o problema é que quase não uso sombra!rsrs)
    Arrasou, querida!
    Obrigada mais uma vez!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olaaaaa Mary,que beleza amiga.Fernando Torquato deve estar com inveja desta aula completa!Eu to igual a Cyntilante, não usava nada agora com o passar do tempo vemos a necessidade de uma "massa corrida" hahaha!E sabe que estou gostando...a gente vai pegando gosto,compra uma coisita aqui,outra lá,tenho tb um jogo de pincéis e agora não saio de cara lavada nem pra brincar com os miudos!!!Mas como o meu tempo sempre é curto acabo passando a maioria com os dedos,em produções + elaboradas uso os pincéis e esse post foi tudo!
    Agora ve se adivinha quem ama pincéis,não é dificil hoje ela foi brincar na casa da amiguinha e as duas passaram sombra e batom...demais!
    Bjokas
    Nancy

    ResponderExcluir
  20. Oi Maria Ester, que show de explicação e fotos que não deixa mais dúvida de usar pincéis!!! Tenho bem menos que o seu kit básico, mas uso todos. E todo dia quando vou usá-los fico na neura que estão com poeira, mas os acho tão lindos ali no pote!! Vou seguir sua dica e comprar um estojo, ficará mais protegido mesmo.

    ResponderExcluir
  21. KAH a ordem correta para aplicação no rosto é primeiro todo e qualquer creme hidratante para rosto e/ou olhos e depois o filtro solar. Agora essas cnetinhas com esfera de metal que dá uma sensação "geladinha" nos olhos viraram moda. rsrrs Usa com regularidade 2 x ao dia e depois me conta.Beijo grande.

    KEL muito obrigada! Fiquei feliz. Beijão

    FÁ só voce mesma..."os de sombra são meus preferidos, mas quase não uso sombra". Morri de rir. Já eu sou a louca das sombras e não saio sem elas. Confesso que a hora que estou me maquiando serve como uma higiene mental e adoro experimentar e brincar com as cores. A dica da Contém é ótima. Acho que só uma vez comprei um pincel de base. Como tenho acesso fácil aos pincéis da Klass Vough (na loja Audrey na Liberdade tem tanta variedade que quem não conhece não tem idéia. Dá para ficar completamente perdida e confusa se não tiver um certo conhecimento)e como eles têm um preço bom acabo me jogando neles. Se bem que meus preferidos atualmente são os da Sigma. Beijão!!

    NANCY Sofia promete!!!rsrrs É o que sempre digo, quando saímos dos 20's, uhm uhm, temos que começar a dar uma ajudinha à natureza. Mas sem brincadeira agora, rsrs, quando somos bem novas nada afeta nosso frescor; noites mal dormidas, ou não dormidas, tpm, aborrecimentos, cansaço... Depois qualquer pouquinho de uma dessas acaba com nosso rosto. rsrrs Imagina se somarmos algumas!!! E um pouquinho de maquiagem faz uma diferença enorme! Corretivo, máscara blush e batom são praticamente um lifting instantâneo. Beijo bem grande querida.

    WILMA também achava tão lindo e chic aquele monte de pincéis num belo pote em cima da minha bancada!rsrs Mas um dia que estava limpando meu banheiro, rsrsr pois é de vez em quando sobra, e vi a poeira que tirei da bancada e dos objetos em cima dela, olhei para os pincéis virados para cima e me deu um insight! Voce passa essa poeira todo dia no seu rosto LIMPO, nos seus olhos... Nossa desisti de deixá-los ali na hora!Beijão.

    ResponderExcluir
  22. Maria Ester minha linda!
    Parabéns pelo post!
    aii eu quero todos seus pinceis! kkkkk
    que invejinha boa!
    Adorei a aula como sempree! *-*
    até porque agora eu sei para que serve o que! hahahaha eu confesso que ficava perdidinha!
    Para base tenho que treinar muito ainda! mas os de sombraa mudam totalmente o make, da pra ficar horas brincando! kkk

    Aiiiii queria falar mais... preciso ir
    um mega beijoooooo e eu sou sua fã Maria Ester!

    Giiiiiiii minha lindaa *-*
    eu sonhei com você!!
    aah que gostoso! O Ouse faz tão beem!

    um beijo enormeeee! ♥

    ResponderExcluir
  23. Ameiii o post! Era o que eu precisava! Minhas dúvidas foram esclarecidas!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Que post maravilhosoooo!
    Vou copiar tudo...rs...
    Bjs!

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...